quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cultura de paz

Hoje, enquanto tomava meu café da manhã, tentei assistir ao noticiário. Em 10 minutos, tudo que ouvi foram relatos de violência e crime. Nenhuma boa notícia foi veiculada... É impressionante como a violência repercute negativamente em toda a sociedade!

Fiquei pensando naquela velha frase "violência gera violência". Dela já foi criada "gentileza gera gentileza", do Mestre Gentileza. E será que "paz gera paz"?

Creio que cada um pode dar pequenas contribuições para a construção de uma cultura de paz, que se contraponha aos milênios de cultura de guerra que temos vivido. Podemos começar utilizando mais frequentemente as palavrinhas mágicas "por favor, obrigado, com licença"... Além disso, podemos contribuir mais efetivamente através de doações de tempo, recursos (financeiros ou materiais) para instituições que realizem atividades que contribuam para a construção da paz (como a Palas Athena www.palasathena.org), ou outras inúmeras organizações que fazem trabalhos de grande valor junto aos jovens e crianças. Há tanto que pode ser feito, com tão pouco esforço!

Não estou eximindo o poder público de suas responsabilidades (diminuir a desigualdade social, melhorar a educação, fortalecer a economia), mas acredito que o esforço coletivo certamente gera ainda mais resultados. Temos também responsabilidades e não podemos fechar os olhos para isso!

Boa sorte para todos nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário