A Ministra Dilma Rousseff está querendo vetar um projeto de redução de 80% do desmatamento da Amazônia proposto pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O impasse esbarra, como sempre, no combate desenvolvimento X meio ambiente. Mas será que estas duas metas são realmente antagônicas?
Sempre que observamos os países atualmente considerados desenvolvidos concluimos que o desenvolvimento foi alcançado às custas do meio ambiente. No entanto, não há nada que afirme que este é o único modelo de desenvolvimento possível. Estamos vivendo um momento único na história mundial, durante o qual estamos definindo como vamos viver durante os próximos séculos. Não seria o momento perfeito para mudarmos este padrão que existe até o momento, que dita a equação desenvolvimento=desmatamento?
Alguns me chamam de eterna otimista. Talvez seja realmente. Mas acredito que, se não fizermos um grande esforço agora para tentar mudar os padrões que predominam na produção econômica atualmente, dificilmente teremos outra oportunidade para fazê-lo.
Não podemos mais aceitar que ambientalistas sejam vistos como contrários ao desenvolvimento. Ao contrário! O importante é garantir que o desenvolvimento seja feito de uma maneira que possamos continuar usufruindo de seus benefícios por milhares de anos, não somente por mais um curto período de tempo (que é o que a Terra aguentará se o ritmo de desmatamento continuar como está).
O momento é agora. Por quanto tempo será que ainda vamos ver isso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário