terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mais uma sobre coleta seletiva de lixo.

Ontem foi divulgada a informação do Ministério das Cidades a respeito do destino do lixo no país. Os dados são de 2007, mas mostram uma realidade ainda muito triste: somente 56,9% dos municípios do Brasil possuem coleta seletiva de lixo. O trabalho dos catadores de lixo é expressivo, mas ainda reciclamos menos de 1,5% do que seria possível reaproveitar.

Me pergunto porquê é tão difícil de se implementar ações de coleta seletiva de lixo no Brasil. 3 grupos estão (ou deveriam estar) diretamente envolvidos nesta ação: o governo, que é responsável pela coleta; o setor privado, que pode incentivar a coleta e utilizar material reciclado e reciclável na sua produção; e todos nós, que devemos separar o lixo e buscar consumir produtos que usem material reciclado ou reciclável. Basta cada um fazer a sua parte, que o problema deixaria de existir! Simples, não?

Às vezes sinto que estou sendo super repetitiva, por estar insistindo neste assunto. Mas quando vejo uma notícia como esta não posso deixar de comentar. Me impressiono muito ainda com estes dados! Será que sou a única que ainda se impressiona?

Nenhum comentário:

Postar um comentário