segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Climas extremos

Dizem que este ano teremos um dos verões mais quentes da década. Ao mesmo tempo, a Europa está sendo castigada com um dos piores invernos dos últimos anos. Os extremos estão radicais, fortes, implacáveis.

Será possível realmente ainda acreditar que não estamos vivendo uma transformação clara no nosso clima? Será possível ainda não assumir responsabilidade por tais alterações climáticas? Até quando fugiremos das nossas responsabilidades?

Não falo somente de assumir uma atitude ambientalmente responsável na vida cotidiana (reciclando lixo, utilizando menos plástico, andando menos de carro, etc), mas sim de mudarmos realmente a maneira de se produzir e consumir no mundo. Acredito sinceramente que temos o poder e as condições perfeitas para que seja construído um novo paradigma de relação com tudo ao nosso redor.

Porque não podemos utilizar menos recipientes de plástico, porque não podemos desenvolver um meio de transporte mais eficaz, porque não podemos produzir alimentos de maneira mais eficaz usando somente as terras já destinadas à agricultura, sem mais desmatamentos? Porque tudo não pode ser reciclado? E porque tanta coisa que pode ser reutilizada não o é? 

Quero participar desse processo de mudança, quero contribuir com novas idéias sobre como produzir, o que produzir e como consumir! Quero começar a me dedicar a negócios sustentáveis! Depois escrevo mais sobre o que são negócios sustentáveis e como podemos seguir esse novo modelo de negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário