Estamos há menos de 1 mês para o fim de 2010. Confesso que esse ano não foi um dos melhores da minha vida. Muitas coisas que havia planejado fazer no início do ano não foram alcançadas, e coisas que eu já considerava como resolvidas voltaram a ser um problema. Mas a vida é assim mesmo, precisamos das coisas não tão boas (para não ser negativa demais e falar PÉSSIMAS) para valorizar as coisas boas que recebemos.
E como todo final de ano, também é momento de avaliar a evolução do projeto de desenvolvimento social que gestiono. Todas as atividades de monitoramento que foram realizadas durante o ano tiveram como principal objetivo alimentar a avaliação final de progresso: conseguimos alcançar os resultados esperados? Caso a resposta seja negativa, o que foi alcançado, mesmo sendo diferente do esperado, é um resultado interessante para o projeto?
Esse é um aspecto que pouco pensamos na hora de avaliar um projeto: mesmo sem ser o esperado, chegamos a um bom lugar? Tendemos a pensar que somente o que planejamos inicialmente é bom. Mas as circunstâncias mudam, pode ser que o planejado não seria bom agora. E temos que aceitar essa mudança.
Boa gestão não é uma gestão de ferro, engessada. É aquela que observa as mudanças e se adapta a elas, fazendo o melhor possível dentro das condições existentes.
E isso vale tanto para projetos de desenvolvimento quanto para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário