segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Visão externa

Sempre vi grande valor em ter uma visão externa dos meus trabalhos. Costumo pedir a uma pessoa em quem posso confiar para ler e comentar a maioria dos meus textos, por acreditar que um olhar não-viciado (ou seja, o olhar de alguém que ainda não leu o mesmo texto centenas de vezes) pode trazer uma nova perspectiva às coisas.

E essa minha crença foi novamente reforçada semana passada. Fizemos uma reunião de validação de um trabalho bastante complexo, que já estamos desenvolvendo há mais de um ano, com um grupo de especialistas na área. Em pouco mais de 4 horas de conversa, aspectos que não havíamos ainda trabalhado foram trazidos à tona, nos ajudando a ver quais mudanças serão necessárias antes do fim do projeto para que alcancemos as metas propostas.

Assim, fica a dica: antes de dar qualquer trabalho por terminado (e ainda dentro de um cronograma que permita mudanças), todo projeto deve ter suas ações revistas por especialistas externos, que poderão contribuir com um olhar fresco ao trabalho desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário