segunda-feira, 28 de março de 2011

Fim do consumismo (mas com estilo)!

O que moda, consumismo e desenvolvimento sustentável tem a ver? Muita coisa!

O mundo da moda, sempre reinventando necessidades, nos leva a um consumismo desnecessário. Compramos cada vez mais roupas, muitas vezes (a maioria das vezes, na verdade) sem nos preocuparmos com o impacto social e ambiental que a produção daquela peça de roupa/acessório causou. Mão-de-obra explorada, uso desenfreado de produtos químicos na lavagem e tintura dos tecidos, emissão de CO2 com o transporte de milhares de itens pelo mundo afora... Esses são somente alguns dos impactos que o consumismo gera.

No entanto, nós não precisamos ser vítimas passivas desse processo. Podemos mudar nossa atitude e mostrar que é possível se manter bem vestida sem causar tanto impacto no ambiente. Como? Tenho algumas sugestões:

1) Busque saber a origem do produto que está comprando. A indústria é conhecida por usar mão-de-obra de maneira exploratória? Joga seus produtos químicos em locais inadequados? Então não compre! Não importa quão barato/lindo/prático esteja o produto!

2) Priorize produtos que usam materiais que geram menos impacto no ambiente. Hoje já existem várias marcar que usam algodão orgânico, reutilizam material de garrafas PET, entre outros. Algumas vezes esses materiais são mais caros, então mais um motivo para comprar alguns itens a menos (diminuir o consumismo desnecessário)!

3) Reutilize o que você já tem! Dê uma cara nova às suas roupas e acessórios. Explore o seu armário! Tenho lido dicas muito legais nesse blog: http://umanosemzara.blogspot.com/. Vale a pena acompanhar e seguir o exemplo!

4) Promova bazares de troca de roupas com amigos! Assim você renova a cara do guarda-roupa sem gerar desperdício!

Reduza o consumo, reutilize o que já têm e recicle suas idéias!









    =

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dá para reconstruir uma estrada em 6 dias? Dá!

A recente tragédia ocorrida no Japão trouxe inúmeras conseqüências, em sua maioria horríveis. Mas uma coisa podemos aprender com tudo isso: como a força de um povo faz toda a diferença em momentos de caos. Como ter foco é essencial para resolver um problema.

Todos nos impressionamos ao ver como os japoneses são determinados e organizados. Como, mesmo em meio do caos, eles conseguem manter a calma, aguardar seu lugar na fila para pegar água e mantimentos, mantendo a força e a determinação. 

Outro aspecto impressionante é o trabalho do governo japonês. A precisão com que divulgam informações, como alocam recursos e energia de maneira eficiente para resolver os diversos problemas que estão enfrentando. Um resultado disso é que estão se reenguendo em velocidade impressionante. Hoje vi a notícia que em seis dias foi reconstruída uma estrada que havia sido destruída pelo terremoto.

Sim, em menos de 1 semana uma estrada foi reconstruída! Isso significa que o recurso público foi alocado, a empresa contratada, o material comprado, os trabalhadores deslocados para o local, e a estrada ficou pronta em menos de uma semana! Incrível, não?

Fico pensando como seria se fosse aqui no Brasil (ou na grande maioria dos países do mundo): caos, seguido de ações de interesse próprio, seguida de exploração da miséria alheia, seguida de mais caos... Em quanto tempo reconstruiríamos essa estrada?

A lição que aprendo com os japoneses é que o bem comum deve prevalecer, sempre. No momento da tragédia, qualquer obstáculo deve ser superado para atender àqueles que precisam, da melhor maneira e o mais rápido possível. O setor público e a sociedade como um todo devem se organizar para buscar esse bem comum, ao invés de priorizar seus interesses particulares. 

Será que um dia chegaremos lá?



quarta-feira, 23 de março de 2011

Tênis que vira planta? Sim, eu quero!

É incrível o que encontramos quando estamos abertos às novidades. Parece que o universo sente que estamos buscando novas inspirações e nos oferece incríveis oportunidades!

Uma amiga me apresentou esse novo tênis, e não pude acreditar: o tênis é feito de material 100% biodegradável, além de possuir sementes em seu interior! Assim, quando ele ficar velho, basta enterrá-lo e dele irá nascer uma planta! Incrível, não?

Precisamos de mais pessoas criando coisas assim! Produtos que atendam às nossas necessidades atuais mas que tenham pouco (ou nenhum) impacto negativo no meio ambiente!

Citando os desenvolvedores desse produto incrível: "Nosso futuro depende da reconciliação entre indústria e natureza, entre a humanidade e a natureza". Que assim seja!

Espero que os produtores também tenham levado em consideração as demais etapas da produção desse tênis, respeitando fornecedores, trabalhadores e consumidores! Vale a pena ficar de olho! Eu, com certeza, irei acompanhar!



segunda-feira, 21 de março de 2011

Comer bem, que mal tem?

Continuo com o projeto de buscar fontes de inspiração para mudar a minha rotina. Nada me remete mais a sair da rotina do que conhecer novos restaurantes e provar comidas diferentes e deliciosas!

Uma boa oportunidade para isso começa mais uma vez essa semana em São Paulo: o Restaurant Week!

Nessa edição alguns novos restaurantes bem bacanas estão participando. Quero tentar conhecer o máximo que puder! Assim, saio da rotina, sem gastar muito, tendo muito prazer e aumentando meu "repertório gastronômico"!

O site com a lista completa de restaurantes é o www.restaurantweek.com.br

Estou aberta a sugestões de restaurantes que vale a pena visitar!



sexta-feira, 18 de março de 2011

Fim da rotina!

Acordar, tomar banho, tomar café (MUITO!), trabalhar, almoçar rapidinho, trabalhar, voltar para casa, descansar um pouco (quando dá), dormir, acordar, começar tudo de novo... ROTINA!


Sim, esse parece ser o grande mal da vida adulta: todo dia a mesma coisa. Mas precisa ser assim? Mesmo? Não, acho que não mesmo!


Para me ajudar a mudar a minha rotina, fazer coisas que normalmente não faço, vou buscar inspiração em diferentes cantos: amigos, jornais, blogs, conhecidos, livros, o que estiver ao meu alcance! Qualquer proposta serve: novos restaurantes, novos programas, novas atitudes, novas músicas! 


Vou postar as minhas descobertas aqui! Quem sabe não serve de inspiração para outras pessoas também?


Primeira fonte de inspiração: site Greenvana Eco Store (http://br.greenvana.com/).


Esse site oferece uma variedade incrível de produtos eco-friendly! São objetos pessoais, de decoração, produtos de beleza, inovações tecnológicas! Todos os produtos são certificados e buscam ter o menor impacto possível no meio ambiente!


Amei a lanterna movida a energia solar e dínamo! Vou colocar no meu kit de emergência!


http://br.greenvana.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Erros...

Quem nunca ouviu ou usou aquela velha máxima: errar é humano? Sim, todos erramos e todos sabemos que isso é normal e absolutamente inevitável a todos os seres humanos.

Por que, então, continuamos a ter tanta dificuldade em lidar com nossos erros e com os erros dos outros? Essa dificuldade é vista na vida pessoal e também na vida profissional. Sempre ouvimos histórias de como fulano foi punido por ter esquecido de fazer algo, ou por ter feito uma análise que se mostrou imprecisa, ou ter cometido outro erro qualquer. 

Nesse ambiente, quem se sente estimulado a tomar frente e admitir um erro? Poucas pessoas tem coragem para isso. Acabamos acreditando que é melhor torcer para ninguém descobrir o nosso erro, do que termos a atitude de mostrar para todos onde erramos e pedir ajuda para reparar o erro.

Como gestor de um projeto, como estamos lidando com os erros da nossa equipe? E com os nossos próprios erros? Temos coragem de assumi-los e arcar com as consequências, ou ficamos quietos e esperamos a bomba estourar no colo de outra pessoa?