O que moda, consumismo e desenvolvimento sustentável tem a ver? Muita coisa!
O mundo da moda, sempre reinventando necessidades, nos leva a um consumismo desnecessário. Compramos cada vez mais roupas, muitas vezes (a maioria das vezes, na verdade) sem nos preocuparmos com o impacto social e ambiental que a produção daquela peça de roupa/acessório causou. Mão-de-obra explorada, uso desenfreado de produtos químicos na lavagem e tintura dos tecidos, emissão de CO2 com o transporte de milhares de itens pelo mundo afora... Esses são somente alguns dos impactos que o consumismo gera.
No entanto, nós não precisamos ser vítimas passivas desse processo. Podemos mudar nossa atitude e mostrar que é possível se manter bem vestida sem causar tanto impacto no ambiente. Como? Tenho algumas sugestões:
1) Busque saber a origem do produto que está comprando. A indústria é conhecida por usar mão-de-obra de maneira exploratória? Joga seus produtos químicos em locais inadequados? Então não compre! Não importa quão barato/lindo/prático esteja o produto!
2) Priorize produtos que usam materiais que geram menos impacto no ambiente. Hoje já existem várias marcar que usam algodão orgânico, reutilizam material de garrafas PET, entre outros. Algumas vezes esses materiais são mais caros, então mais um motivo para comprar alguns itens a menos (diminuir o consumismo desnecessário)!
3) Reutilize o que você já tem! Dê uma cara nova às suas roupas e acessórios. Explore o seu armário! Tenho lido dicas muito legais nesse blog: http://umanosemzara.blogspot.com/. Vale a pena acompanhar e seguir o exemplo!
4) Promova bazares de troca de roupas com amigos! Assim você renova a cara do guarda-roupa sem gerar desperdício!
Reduza o consumo, reutilize o que já têm e recicle suas idéias!
=
muy bueno!
ResponderExcluir