A recente tragédia ocorrida no Japão trouxe inúmeras conseqüências, em sua maioria horríveis. Mas uma coisa podemos aprender com tudo isso: como a força de um povo faz toda a diferença em momentos de caos. Como ter foco é essencial para resolver um problema.
Todos nos impressionamos ao ver como os japoneses são determinados e organizados. Como, mesmo em meio do caos, eles conseguem manter a calma, aguardar seu lugar na fila para pegar água e mantimentos, mantendo a força e a determinação.
Outro aspecto impressionante é o trabalho do governo japonês. A precisão com que divulgam informações, como alocam recursos e energia de maneira eficiente para resolver os diversos problemas que estão enfrentando. Um resultado disso é que estão se reenguendo em velocidade impressionante. Hoje vi a notícia que em seis dias foi reconstruída uma estrada que havia sido destruída pelo terremoto.
Sim, em menos de 1 semana uma estrada foi reconstruída! Isso significa que o recurso público foi alocado, a empresa contratada, o material comprado, os trabalhadores deslocados para o local, e a estrada ficou pronta em menos de uma semana! Incrível, não?
Fico pensando como seria se fosse aqui no Brasil (ou na grande maioria dos países do mundo): caos, seguido de ações de interesse próprio, seguida de exploração da miséria alheia, seguida de mais caos... Em quanto tempo reconstruiríamos essa estrada?
A lição que aprendo com os japoneses é que o bem comum deve prevalecer, sempre. No momento da tragédia, qualquer obstáculo deve ser superado para atender àqueles que precisam, da melhor maneira e o mais rápido possível. O setor público e a sociedade como um todo devem se organizar para buscar esse bem comum, ao invés de priorizar seus interesses particulares.
Será que um dia chegaremos lá?
Nenhum comentário:
Postar um comentário